Projetos de sucesso com preço que cabe no budget


O Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, descobriu uma molécula que age diretamente na diminuição das dores inflamatórias.

A pesquisa inédita, realizada em parceria com a Stanford University, detectou que a molécula Alda-1, ativadora de uma enzima chamada ALDH2 (aldeído desidrogenase 2), inibe sensivelmente a dor inflamatória.

Um dos pontos de partida da pesquisa foi o fato de que cerca de 40% da população do leste asiático possuir deficiência na atividade da ALDH2 no organismo. Esta deficiência é responsável pela vermelhidão no rosto dos orientais ao ingerir bebida alcoólica. Curiosamente, estudos mostraram que esta população asiática tem tolerância menor a dor. Contudo, não se sabia se a causa dessa intolerância estava relacionada à deficiência enzimática.

Os estudos foram realizados em camundongos com e sem a deficiência desta enzima. Os animais deficientes apresentaram maior dor inflamatória em relação aos animais normais (controles). A Alda-1foi capaz de eliminar a dor destes dois grupos de animais, o que comprova a eficiência da utilização da molécula em qualquer etnia.

“A produção de aldeídos na célula é prejudicial em diversos tipos de doenças, inclusive na dor. Este estudo mostra que com o aumento da atividade desta enzima é possível diminuir os efeitos tóxicos dos aldeídos, promovendo analgesia”, detalhou a Vanessa Olzon Zambelli do Laboratório de Dor e Sinalização do Instituto Butantan, uma das responsáveis pela pesquisa.

Os resultados foram publicados pela revista Science Translational Medicine. Um dos objetivos dos pesquisadores é a produção de novos medicamentos que, inclusive, possam causar efeitos colaterais menores que o dos anti-inflamatórios clássicos ou dos opióides, como a morfina, por exemplo. Nos próximos passos estão os testes em animais maiores e em seres humanos.

Fonte: http://www.snifbrasil.com.br/noticias.php?id=6102

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: