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A água é o componente principal do seu corpo e representa cerca de 60 por cento do seu peso corporal. Todo sistema do seu corpo depende da água.
Algumas funções da água:
– Elimina toxinas do corpo
– Transporta nutrientes para as células
– Proporciona ambiente úmido para orelha, nariz e tecidos da garganta
A falta de água pode levar à desidratação, ou seja, você não tem água suficiente no seu corpo para realizar as funções normais do dia-dia, deixando-o cansado e sem energia.
Perdemos água todos os dias através da sua respiração, transpiração, urina e fezes, por isso devemos sempre estar atento na reposição dessa água perdida, através do consumo de bebidas e alimentos que contenham água (já que, em média, a alimentação fornece cerca de 20 por cento do consumo total de água). Porém, beber água demais pode fazer mal à saúde, pois o excesso de líquido pode levar a um quadro de confusão mental e hiponatremia, que é a baixa concentração de sódio no sangue.
Fatores como seus estado ativo, local onde vive, estado de saúde, clima, hábitos alimentares e outros, influenciam na quantidade de água diária que devemos consumir.
Em geral, a quantidade de água que devemos beber por dia recomendada pelos médicos são de 8 ou 9 copos. Algumas dicas para saber o quanto de água devemos ingerir por dia (lembrando que são maneiras de obter uma quantidade aproximada, levanto em conta que existem outros fatores de influência):
Peso/30: Divida seu peso em kg por 30 e descubra sua quantidade ideal de água por dia.
Ex.: Peso de 70 kg / 30 = 2,3 litros por dia.
Recomendações dietéticas: O Instituto de Medicina recomenda que os homens consumam cerca de 3 litros (cerca de 13 copos) do total de bebidas por dia e as mulheres consumam 2,2 litros (cerca de 9 copos) do total de bebidas por dia.
Peso x 35ml: Multiplique seu peso por 35 ml e descubra sua quantidade ideal de água por dia.
Ex.: Peso de 70 kg x 35 ml = 2435 ml por dia.

Dicas para controlar e facilitar o consumo de água diário:
·        Deixe em sua mesa se trabalho uma garrafinha de água cheia, assim além conseguirmos controlar o quanto de água estamos ingerindo, economizamos tempo, indo com menor frequência busca-la.
·        Coma alimentos ou frutos ricos em água, como a melancia.
·        Beba agua antes, durante e após o exercício.
·        Chás, água com gás e caldo da sopa pode ser considerados como parte da ingestão diária de água.
·        Se a sua urina é fortemente colorida e / ou tem um cheiro ofensivo, você pode não estar a beber água suficiente.

Fiquem ligados principalmente agora no inverno, pois tendemos a sentir menos sede e nosso consumo de água diminui!

Fontes: http://cuidadossaude.com/2010/05/qual-quantidade-agua-devo-beber-por-dia/ <http://cuidadossaude.com/2010/05/qual-quantidade-agua-devo-beber-por-dia/>
http://saude.terra.com.br/1-2-ou-3-litros-aprenda-a-beber-agua-na-quantidade-ideal,81888c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

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