Projetos de sucesso com preço que cabe no budget


 O propósito deste estudo foi verificar a influência das práticas do marketing de relacionamento das empresas farmacêuticas na conquista da lealdade dos médicos. Inicialmente foi realizada uma pesquisa exploratória junto a seis empresas farmacêuticas a fim de levantar as principais ações, benefícios e serviços realizados, bem como conhecer a atuação do vendedor no relacionamento com os médicos. Dez variáveis foram identificadas como as mais representativas das práticas do marketing de relacionamento. Posteriormente, foram entrevistados 203 médicos, utilizando-se um questionário estruturado fechado, a fim de verificar como estes avaliavam as práticas do marketing de relacionamento das empresas farmacêuticas. A principal técnica utilizada para análise dos dados foi a análise discriminante. As três variáveis que mais diferenciaram o grupo de médicos leais daqueles classificados como não-leais foram: a) ajuda financeira fornecida pelas empresas farmacêuticas, b) a freqüência com que as empresas visitam os médicos e, c) o conhecimento que as empresas possuem dos médicos. A realização deste estudo permitiu conhecer em maior amplitude o relacionamento existente entre as empresas farmacêuticas e os médicos, uma vez que esse tema ainda é pouco estudado no mercado brasileiro.

Por Walmon Magalhães Leal

Fonte: http://www.anpad.org.br/trabalho_popup.php?cod_edicao_trabalho=794

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: